Câmara aprova proposições sobre atendimento bancário, sinalização viária e iluminação pública Vanirto Conrad indicou prolongamento da Avenida Getúlio Vargas. Foto divulgação
Diversas proposições foram apresentadas durante a sessão desta terça-feira (15) da Câmara de São Miguel do Oeste, tratando de temas como o atendimento bancário e em posto de saúde, a sinalização de vias públicas, a iluminação pública e também a infraestrutura urbana. Todas foram aprovadas e serão encaminhadas às autoridades responsáveis.

Uma moção de apelo de Vagner Passos (PSD) solicita aos dirigentes do Banco do Brasil, do Bradesco e da Caixa Econômica Federal de São Miguel do Oeste que cumpram a Lei Estadual nº 17.277/2017. A lei dispõe sobre o dever das unidades bancárias de oportunizarem o pagamento das faturas de consumo de concessionárias públicas de luz, água, telefonia e gás pelos guichês de caixa de atendimento presencial.

“Conforme o relato de diversos cidadãos, as instituições bancárias e mesmo cooperativas não aceitam que os usuários façam o pagamento de suas faturas de consumo nos guichês de caixa de atendimento presencial, no interior das agências, por um colaborador da instituição bancária. Desta forma, os usuários são obrigados a utilizar o autoatendimento no caixa eletrônico mesmo após aguardar pelo atendimento nos guichês de caixa de atendimento presencial”, explana Vagner. A moção será encaminhada aos gerentes bancários e também à diretora do Procon Municipal.

Elias Araújo (PSD) apresentou uma moção de apelo. Ele pede que a Agência de Desenvolvimento Regional estude a viabilidade de colocar placas indicativas de pedestres e alunos na SC-163, no acesso a Descanso, nas proximidades do Colégio Santa Rita. “A colocação de placas vem tornar mais eficiente a segurança no trânsito, diminuindo, assim, o risco de acidentes no local”, justifica Elias.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Cássio da Silva (PMDB) indicou à secretária de Urbanismo e ao prefeito que estudem a viabilidade de instalar iluminação pública na praça e academia de ginástica ao ar livre do Bairro São Luiz. “A iluminação pública é essencial para o bem-estar e a segurança da comunidade, pois contribui na preservação do patrimônio, inibindo as ações de vândalos e criminosos”, argumenta Cássio.

Carlos Grassi (PP) solicitou a ampliação da iluminação, a implantação de calçamento com pedras irregulares e a limpeza de bueiros da Rua Pio XII, no Bairro Agostini. “Com estas medidas os moradores e demais usuários dessa rua poderão trafegar com maior segurança e facilidade”, justifica Grassi. O pedido será encaminhado à secretária de Urbanismo e ao prefeito.

PROLONGAMENTO DE RUA

Vanirto Conrad (PDT) sugeriu à secretária de Urbanismo e ao prefeito que estudem a viabilidade de abrir o prolongamento da Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Ângelo Longhi, interligando com a Rua Olívio Caponi, no Bairro Salete. Conforme Vanirto, a abertura da rua facilitaria o deslocamento de moradores até o Centro da cidade.

Já Gilberto Berté (PMDB) indicou a instalação de um condicionador de ar na sala de recepção no Posto de Saúde do Bairro São Jorge. O vereador pede também a instalação de uma caixa d’água com maior capacidade de armazenamento naquela unidade de saúde. O pedido será encaminhado ao secretário de Saúde e ao prefeito.

Vereador sugere criação de “cachorródromo” na Praça Walnir Bottaro Daniel

Vereadores aprovam baixa de patrimônio e alienação de imóveis e veículos da Prefeitura

Projeto aprovado na Câmara cria “Mês de Prevenção à Deficiência Intelectual e Múltipla”

Vereadora questiona sobre suspensão de transporte de pessoas idosas